curso online cuteleiro berardo

Berardo Cuteleiro: Conheça a Trajetória do Cuteleiro Berardo

Berardo Cuteleiro: Você conhece a Trajetória do cuteleiro Berardo?

Antes de tudo, saiba que  Berardo é cuteleiro desde 2005, mas você já ouviu falar sobre esse famoso cuteleiro criador do curso de cuteleiro online?

 

Se você chegou até aqui é porque se interessou por um dos cursos de cuteleiro do Berardo e quer saber um pouco mais sobre esse cuteleiro que está os melhores do mundo.

 

Berardo é o único cuteleiro brasileiro  entre os 3  Master Smith da América Latina.

 

Berardo Inicia a sua Jornada de Cuteleiro 

 

Apaixonou-se pela cutelaria quando conheceu o grande cuteleiro Luciano Dorneles durante uma viagem de férias à Serra Gaúcha, na cidade de Nova Petrópolis, em dezembro de 2004.

 

Assim que tomou nas mãos uma belíssima faca de aço damasco que Dornelles acabava de concluir, denominada La Pampa, apaixonou-se de imediato pela arte da Cutelaria Custom.

 

berardo cuteleiro
Berardo na certificação Journeyman Smith

Dronelles vendo o interesse de Berardo pela cutelaria se dispôs a ajudá-lo a se tornar cuteleiro.

 

Daí surgiu um problema: toda a orientação que Dornelles iria passar paraa Berardo teria que ser online, pois a distância entre os dois era de mais de 1400 quilômetros.

 

Berardo retornou à Catanduva/SP em janeiro de 2005, num domingo à noite e já na segunda-feira pela manhã iniciava a construção de sua forja à gás para começar sua caminhada pela arte do ferro e do fogo.

 

Sua primeira bigorna foi um pedaço de trilho de trem, preso precariamente sobre um cepo de madeira.

 

Concluiu sua primeira faca ainda no mês de janeiro.

 

Luciano Dorneles pacientemente orientava Berardo ao telefone, que seguia persistentemente em suas experiências, conseguindo produzir suas primeiras facas, sendo as 10 primeiras usinadas totalmente à lima.

 

Nua primeira participação em eventos de cutelaria, Berardo conquistou, com sua 16ª faca produzida o prêmio de melhor cuteleiro iniciante.

O cuteleiro Berardo ganha o prêmio de melhor aço damasco apenas 2 anos após iniciar na cutelaria

Em 2007 conquistou os Prêmios de Melhor Aço Damasco e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e Melhor Aço Damasco no São Paulo Knife Show.

 

Nos anos de 2008 e 2009 ministrou palestras técnicas na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e no São Paulo Knife Show.

 

No ano de 2008 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Campo e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis.

 

No ano de 2009 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Campo, Melhor Faca de Caça e Melhor Faca Gaúcha na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis.

 

Entre os anos de 2009 e 2015 exerceu a função de Diretor Técnico da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros.Em setembro de 2009 realizou Curso de Cutelaria Avançada nível II.

 

Em novembro de 2009 submeteu-se ao Teste de Graduação de Mestre Cuteleiro pela Corporação Italiana de Cuteleiros em Milão, sendo aprovado.

 

Entre os anos de 2010 a 2018 exerceu a função de julgador dos concursos de melhores facas das edições do Salão Paulista de Cutelaria.

 

Em 2011 realizou palestras sobre facas de Alto Desempenho à Tropa dos Comandos e Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O mestre cuteleiro Berardo ficou em primeiro lugar em 3 modalidades de facas em 1 ano

No ano de 2012 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Caça, Melhor Faca de Arte e Melhor Adaga na 1ª Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo.

 

Em novembro de 2012 ministrou curso de Confecção de Ferramentas Forjadas em situação de Guerra de Resistência aos Oficiais Instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro em Manaus/AM.

 

No ano de 2013, durante o concurso de Melhores Facas da II Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo, recebeu os Prêmios de Melhor Faca Rústica, Melhor Faca de Cozinha e Melhor Faca de Campo.

Berardo conquista a certificação de Journeyman Smith e Master Smith

Em junho de 2016 submeteu-se ao Teste de Graduação de Journeyman Smith pela American Bladesmith Society em Atlanta – USA, sendo aprovado.

 

Blade Show – 2016 Em 2017 participou da comissão julgadora do concurso de melhores facas da Feira de Cutelaria de Sorocaba.

 

Em 1º de junho de 2018 foi aprovado por votação unânime dos 7 membros da Comissão Julgadora para a certificação de Master Smith, pela American Bladesmith Society, a mais importante entidade mundial da Cutelaria, tornando-se 1 entre somente 3 Master Smiths da América Latina e entre apenas 119 em todo o mundo.

 

Com isso passou a deter a certificação de Mestre Cuteleiro pelas duas mais importantes entidades do mundo, A Associação Italiana de Cutelaria e a American Bladesmith Society.

 

Certificação de Master Smith no Blade Show 2018 – foi homenageado com a exposição Mestres do Aço, durante a 10ª Edição do Salão Paulista de Cutelaria, onde foram expostas peças dos 3 Mastermiths Brasileiros, Rodrigo Sfreddo, Dionatam Franco e Eduardo Berardo.

 

Atualmente registra 29 prêmios na carreira.

 

Algumas de suas facas encontram-se em diversos países estrangeiros, entre eles: Argentina, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, Panamá, Emirados Árabes, Dinamarca, China, Suíça e Bélgica.

 

Para conhecer todos os cursos do Berardo clique AQUI

 

Fonte: https://www.facebook.com/pg/BerardoFacasCustom2005/about/?ref=page_internal

Compartilhe com quem também quer ver este artigo

1 comentário em “Berardo Cuteleiro: Conheça a Trajetória do Cuteleiro Berardo”

  1. Pingback: O Curso de Cuteleiro do Berardo é bom? Vale o Investimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *